Recycled Wisdom

Eu não tenho paciência com pessoas inferiores a mim. Não me preocupo com isso. Não que eu seja superior. Eu tento. Mas como é difícil lidar com pessoas que fazem questão de não saber. Tão ruim quanto isso é lidar com pessoas que acham que sabem. Muita gente deve ter essa impressão de mim. E eu sei muito pouco mesmo.

O que fazer com o conhecimento que dá a impressão do saber? Transformar a informação em conhecimento é confuso. Pior ainda se envolve ação. Me preocupo hoje em dia mais com a sabedoria, aquele processo que ocorre interiormente, quando a gente está quietinho conversando com a gente mesmo, depois de ler coisas interessantes, por exemplo. Como a gente vai compartilhar uma experiência tão pessoal e subjetiva? Poucos entendem. Sequer interessa. Oscar Wilde disse que toda arte é inútil. Acho que a gente deveria estender esse conceito à sabedoria.

É tudo um pouco complicado. As pessoas julgam umas às outras pelo que têm. E é um saco tentar participar de um grupo quando seus membros constituintes se julgam tão importantes por possuirem coisas ou ocupações pomposas. É uma das experiências sociais mais vazias do mundo. Raramente essas pessoas acrescentam conhecimento. Não que nesses momentos seja impossível rir. E ri-se muito, todos felizes demais. Mas sem legar nenhum fruto espiritual. A gente sai desses encontros com uma sensação de vazio, sem acrescentar nada, NA-DA. Antigamente conhecimento era transmitido por interações sociais. Isso é cada vez mais raro, ou só para poucos, o que é um dos conceitos mais imbecis do mundo moderno.

Obrigado aos meus bons amigos que me fazem querer saber mais.

Leave a comment