rilke comforts me

uma pessoa interessada em meu bem-estar psíquico me recomendou rilke, mais especificamente a poesia de rainer maria rilke. comprei as elegias de duíno. li tudo em duas semanas, regurgitando trechos para processar melhor. vou continuar lendo rilke. as elegias serão minhas companheiras tanto quanto a poesia do manuel bandeira. gostei bastante da profundidade espiritual das reflexões dele. estou ávido para comprar outras coisas, como o sonetos a orfeu e o cartas a um jovem poeta

rilke (1875-1926)

ler a poesia do rilke faz um monte de luzes se acenderem no cérebro, muitas vezes com a identificação plena e a certeza de que ele descobriu, 100+ anos antes, tudo o que está na minha cabeça, no meu desconsolo com o mundo, dentro do meu mundo psíquico. só que muito mais bem elaborado:

Quem, se eu gritasse, entre as legiões dos Anjos
me ouviria? E mesmo que um deles me tomasse
inesperadamente em seu coração, aniquilar-me-ia
sua existência demasiado forte. Pois que é o Belo
senão o grau do Terrível que ainda suportamos
e que admiramos porque, impassível, desdenha
destruir-nos? Todo Anjo é terrível.
E eu me contenho, pois, e reprimo o apelo
do meu soluço obscuro. Ai, quem nos poderia
valer? Nem anjos, nem homens
e o intuito animal logo adverte
que para nós não há amparo
neste mundo definido. Resta-nos, quem sabe,
a árvore de alguma colina, que podemos rever
cada dia; resta-nos a rua de ontem
e o apego cotidiano de algum hábito
que se afeiçoou a nós e permaneceu.
(…)
Primeira Elegia

_

o rilke aparece como lampejos em vários poemas do bandeira, como em “a vida / não vale a pena e a dor de ser vivida. / os corpos se entendem mas as almas não. / a única coisa a fazer é tocar um tango argentino.” (antologia), ou em “chora de manso e no íntimo… procura / curtir sem queixa o mal que te crucia: / o mundo é sem piedade e até riria / da tua inconsolável amargura.” (renúncia)

quando se lê a poesia do rilke percebe-se como ela é profunda, como ela toca lá no âmago, no núcleo transcedental do eu. ao mesmo tempo, ela eleva à exosfera, às altitudes sublimes do raciocínio. quer ver?

Não, não mais buscar: que seja esta, voz da madurez,
a essência do teu grito. Gritaste, em verdade,
com a pureza do pássaro, quando erguido pela estação
que ascende, quase esquece que é um ser desamparado,
coração solitário lançado às alturas, na intimidade
do céu. Como ele, buscavas a amiga invisível
que te pressentisse, a silenciosa em que uma resposta
desperta, lenta, e se esquece ao ser ouvida – a companheira
ardente do teu sentimento exasperado.
(…)
Anjo, mesmo que te aliciasse não virias, pois meu
apelo é sempre denso de repulsa; que podes tu
contra a caudal do meu horror? Um braço estendido
é meu chamado. E a mão que ávida se espalma
para o alto fica diante de ti, ó Inapreensível,
como defesa e advertência,
amplamente aberta!
(…)
Sétima Elegia

_

algumas coisas tem a capacidade de me transformar em fã imediato. isso vale para amigos, autores, poemas, professores. o expressionismo da poesia do rilke é uma delas

estes poemas foram traduzidos dos originais em alemão pela dora ferreira da silva. pra encerrar:

“quem desconhece a angustiosa espera diante do palco sombrio do próprio coração? Olhai: ergue-se o pano sobre o cenário de um adeus.” (Quarta Elegia)

demais

_

Leave a comment